quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Método de Hondt

Este método foi aplicado pela primeira vez nas eleições parlamentares de 1900, na Bélgica.

Em Portugal, as eleições da Assembleia da República, Autarquias Locais e Parlamento Europeu seguem o Método de Hondt (jurista Belga e professor de Direito Civil na Universidade de Gand).

Algoritmo:

1 - Apura-se em separado o número de votos recebidos por cada lista no respectivo círculo eleitoral.

2 - O número de votos apurados por cada lista é dividido sucessivamente por 1, 2, 3, 4, 5,... até ao número de mandatos a atribuir (se necessário) sendo os quocientes ordenados por ordem decrescente da sua grandeza, numa sequência de tantos termos quantos os mandatos atribuídos ao respectivo círculo eleitoral.

3 - Os mandatos pertencem às listas a que correspondem os termos da sequência estabelecida no passo anterior recebendo cada uma das listas tantos mandatos quantos os seus termos na sequência.

4 - No caso de restar um só mandato para atribuir e de os termos seguintes da sequência serem iguais e pertencerem a listas diferentes, o mandato cabe à lista que tiver obtido o menor número de votos.

Sem comentários:

AS CLASSES DE GINÁSTICA - o método de Hamilton

Três classes de ginástica de um clube decidem constituir uma associação que defenda os seus interesses. A assembleia será constituída por 2...