domingo, 2 de agosto de 2009

O Método Proporcional de Hondt


Victor D'Hondt nasceu a, 20 de Novembro de 1841 em Ghent e faleceu a 30 de Maio de 1901 na mesma cidade, tendo sido jurista e professor de Direito Civil e de Direito Fiscal na Universidade de Ghent.
O Método de Hondt foi aplicado pela primeira vez nas eleições parlamentares de 1900, na Bélgica e é hoje um dos mais utilizados em sistemas eleitorais de todo o mundo, incluindo no sistema eleitoral português (excepto na eleição do Presidente da República onde se utiliza o sistema maioritário a duas voltas)

O algoritmo do Método de Hondt:
1º Passo - Apura-se, em separado, o número de votos recebidos por cada lista, no respectivo círculo eleitoral (não contando os votos nulos ou brancos)

2º Passo - O número de votos apurado por cada lista é dividido sucessivamente por 1,2,3,4,5,etc. até ao numero de mandatos a atribuir (se necessário) sendo os quocientes ordenados por ordem crescente da sua grandeza, numa sequência de tantos termos quantos os mandatos atribuídos ao respectivo círculo eleitoral

3º Passo - Os mandatos pertencem às listas a que correspondem os termos da sequência estabelecida no passo anterior, recebendo cada uma das listas quantos mandatos quantos os seus termos na sequência

4º Passo - No caso de restar um só mandato para atribuir e de os termos seguintes da sequência serem iguais e pertencerem a listas diferentes, o mandato cabe à lista que tiver obtido o menor número de votos.

Aplicações do Método de Hondt















1. Nas eleições legislativas de 2009, os resultados obtidos por cada um dos partidos concorrentes no distrito de Castelo da Rainha foram os seguintes:
Os Reis - 3648
As Damas - 10336
Os Valetes - 2432
As Manilhas - 7904
Os Ases - 6080
O número de mandatos em disputa era 10. Utilizando o Método de Hondt calcule o número de mandatos obtido por cada partido.

2. Num dado concelho concorreram cinco (5) listas, que vamos designar pelas letras A, B, C, D e E. Não me foi dito qual a lista que ganhou.
- O total de votos obtidos pelas listas foi 26773.
- A lista C obteve mais 2561 que a lista D e mais 4072 que a lista E; a mesma lista obteve menos 5104 que a lista B e menos 1722 que a lista A.
a) Quem ganhou as eleições? Com que tipo de maioria?
b) Qual foi a votação de cada uma das listas?
c) Sabendo que estavam em jogo 13 mandatos, faça a distribuição desses mesmos mandatos pelas listas concorrentes.Utilize o Método de Hondt.

AS CLASSES DE GINÁSTICA - o método de Hamilton

Três classes de ginástica de um clube decidem constituir uma associação que defenda os seus interesses. A assembleia será constituída por 2...